Curiosidades sobre o Macaco Aranha
É o mais rápido e o mais acrobático dos mamíferos da floresta. Com rapidez quase imperceptível aos olhos, o macaco escapa de seus predadores.
Durante uma fuga, os machos ficam na vanguarda protegendo os demais do bando. Em meio a confusão, quando os filhotes não acham as mães, agarram-se a qualquer adulto e são ajudados por eles, passado o perigo, o bando retorna a sua rotina com se nada houvesse acontecido
São diurnos e arbóreos, no habitat natural vivem em grupos de 7 a 10 indivíduos.
Se alimentam basicamente de frutos, mas em certas épocas do ano podem comer folhas e flores novas e fungos das árvores tropicais. | |
Habitam as partes superiores das florestas. Ocorre no Amapá, norte do Pará, sudoeste do Amazonas, Acre, Rondônia e noroeste de Mato Grosso.
Com o pelo negro e a face pelada cor de carne ou vermelha. Cabeça pequena com tufos de pelos na região das orelhas descendo em faixa até o queixo (como uma barbinha), os pelos do alto da cabeça são voltados para a frente e formam uma franja na altura das sobrancelhas. Braços e pernas bastante compridos, mãos grandes e dedos finos.
Os braços são mais longos que as longas pernas, e as mãos possuem o polegar rudimentar, como acontece com os gibões, o que constitui uma adaptação ao salto de ramo em ramo, onde a mão é usada como um gancho.
A cabeça, redonda e pequena, provida de grandes orelhas, tem bastante mobilidade.
As fêmeas têm um clitóris aumentado que se assemelha ao pênis de machos.
Costumam ficar pendurados em galhos, balançando pela cauda longa e preensil, que usam bastante ao se movimentarem entre os galhos, sendo considerada sua quinta mão.
Os primatas do gênero Ateles são conhecidos como macacos-aranha, quatá ou coatá.O comportamento social desses macacos é complexo. Estes animais são sociais e tendem a formar grupos de aproximadamente trinta indivíduos. Grupos de até 100 já foram registrados.
O tamanho de grupo varia com tipo de habitat e parece depender em grande parte da produtividade da área.
Mostram-se curiosos quando surpreendidos pelo homem, de que se aproximam bastante, sacudindo as pontas dos galhos e emitindo gritos que soam como latidos.
Às vezes quebram os galhos que atiram para baixo, sem direção, mostrando grande excitação e retirando-se em seguida.
Cerca de 12 tipos diferentes de sons podem ser reconhecidos e identificados, de acordo com a ocasião em que são emitidos.
Os quatás, como são chamados na Amazônia, mantêm sempre a cabeça erguida, preferindo descer das árvores de costas, e não como o fazem os guaribas.
Dão saltos longos, cobrindo mais de dez metros, e é comum deixarem-se cair, da altura de seis ou sete metros, para um galho mais baixo.Os macacos-aranha não parecem ter uma estação de procriação regular. As fêmeas têm um ciclo de 24 a 27 dias; o acasalamento se restringe a um período de dois a três dias. A gestação dura 226 a 232 dias e nasce apenas um filhote. A ovulação é suspensa pela amamentação e os nascimentos acontecem em intervalos de 2 a 4 anos. Os filhotes nascem em qualquer época do ano. Durante os primeiros quatro meses, dependuram-se na barriga da mãe. Depois passam para as costas dela. Os machos são sexualmente maduros em cinco anos e fêmeas em quatro.
Esta pesquisa foi feita pelos alunos: Vinicius de Oliveira Gomide e Victor Campanha de oliviera e Matheus Rubens de Oliveira 7ªsérie A |
mereçemos um 10 a pesquisa fico monstra
ResponderExcluir