quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Cobras peçonhentas e não peçonhentas              
                         



A cabeça da cobra peçonhenta é triangular e não venenosa é normal

Como se prevenir?

O uso de botas de cano alto ou perneiro de couro,botinas
e sapatos evita cerca de 80% dos acidentes.Cerca de 15%
dos picados atingem mãos ou antebraços.Usar luvas de 
aporás de couro para manipular folhas secas ,monte de lixo,
lenha,palhas,etc.

Espécies de cobras venenosas conhecidas

No mundo existem por volta de 2.930 espécies de cobras ou serpentes.
O Brasil abriga 321 delas aproximadamente 10% no total,
das quais apenas 36 são peçonhentas.
As serpentes peçonhentas brasileiras são divididas em duas famílias : 
Viperdae e Elapidae.
Picada de cobra-real pode matar um ser humano em 15 minutos.
As presas de 1,3 cm da cobra-real liberam uma dose
enorme de até 7 ml de veneno.

A cauda,as escamas e a pupila podem definir a cobra peçonhenta e a não peçonhenta.
As não peçonhentas fogem quando estão ameaçadas , já as peçonhentas quando ameaçadas
armam o bote.
As escamas das cobras venenosas são como quilhas alongadas
e pontudas dando ao tato uma sensação de aspereza .
A coral não tem alguns detalhes da cobras venenosas.
As cobras venenosas tem a pupila em fenda vertical.
Existe uma cobra parecida com a jararaca, tem todos detalhes das cobras venenosas  
 mas não é uma venenosa.

Cobras peçonhentas


Cobras não peçonhentas



Plinio Soares N 25
Lucas Zambone N 16
Misael N 22
Rhyan N 26
Sabrina Reis N 28
7 Série A

Curiosidades sobre o Macaco Aranha

É o mais rápido e o mais acrobático dos mamíferos da floresta. Com rapidez quase imperceptível aos olhos, o macaco escapa de seus predadores.
Durante uma fuga, os machos ficam na vanguarda protegendo os demais do bando. Em meio a confusão, quando os filhotes não acham as mães, agarram-se a qualquer adulto e são ajudados por eles, passado o perigo, o bando retorna a sua rotina com se nada houvesse acontecido
São diurnos e arbóreos, no habitat natural vivem em grupos de 7 a 10 indivíduos.
Se alimentam basicamente de frutos, mas em certas épocas do ano podem comer folhas e flores novas e fungos das árvores tropicais.

Habitam as partes superiores das florestas. Ocorre no Amapá, norte do Pará, sudoeste do Amazonas, Acre, Rondônia e noroeste de Mato Grosso.
Com o pelo negro e a face pelada cor de carne ou vermelha. Cabeça pequena com tufos de pelos na região das orelhas descendo em faixa até o queixo (como uma barbinha), os pelos do alto da cabeça são voltados para a frente e formam uma franja na altura das sobrancelhas. Braços e pernas bastante compridos, mãos grandes e dedos finos.

Os braços são mais longos que as longas pernas, e as mãos possuem o polegar rudimentar, como acontece com os gibões, o que constitui uma adaptação ao salto de ramo em ramo, onde a mão é usada como um gancho.
A cabeça, redonda e pequena, provida de grandes orelhas, tem bastante mobilidade.
As fêmeas têm um clitóris aumentado que se assemelha ao pênis de machos.

Costumam ficar pendurados em galhos, balançando pela cauda longa e preensil, que usam bastante ao se movimentarem entre os galhos, sendo considerada sua quinta mão.

Os primatas do gênero Ateles são conhecidos como macacos-aranha, quatá ou coatá.O comportamento social desses macacos é complexo. Estes animais são sociais e tendem a formar grupos de aproximadamente trinta indivíduos. Grupos de até 100 já foram registrados.
O tamanho de grupo varia com tipo de habitat e parece depender em grande parte da produtividade da área.

Mostram-se curiosos quando surpreendidos pelo homem, de que se aproximam bastante, sacudindo as pontas dos galhos e emitindo gritos que soam como latidos.

Às vezes quebram os galhos que atiram para baixo, sem direção, mostrando grande excitação e retirando-se em seguida.
Cerca de 12 tipos diferentes de sons podem ser reconhecidos e identificados, de acordo com a ocasião em que são emitidos.
Os quatás, como são chamados na Amazônia, mantêm sempre a cabeça erguida, preferindo descer das árvores de costas, e não como o fazem os guaribas.
Dão saltos longos, cobrindo mais de dez metros, e é comum deixarem-se cair, da altura de seis ou sete metros, para um galho mais baixo.Os macacos-aranha não parecem ter uma estação de procriação regular. As fêmeas têm um ciclo de 24 a 27 dias; o acasalamento se restringe a um período de dois a três dias. A gestação dura 226 a 232 dias e nasce apenas um filhote. A ovulação é suspensa pela amamentação e os nascimentos acontecem em intervalos de 2 a 4 anos. Os filhotes nascem em qualquer época do ano. Durante os primeiros quatro meses, dependuram-se na barriga da mãe. Depois passam para as costas dela. Os machos são sexualmente maduros em cinco anos e fêmeas em quatro.

Esta pesquisa foi feita pelos alunos: Vinicius de Oliveira Gomide e Victor Campanha de oliviera e Matheus Rubens de Oliveira 7ªsérie A

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Os Gatos



Porque os gatos são tão preguiçosos ?

A maioria das pessoas pensa que os gatos não fazem nada , são preguiçosos e tudo o que conseguem é comer e dormir .Mas não é bem assim ! Todos os gatos tem o poder de , diariamente , remover energia negativa acumulada no nosso corpo. Enquanto nós dormimos , eles absorvem energia.
Se estivermos excessivamente estressados eles podem não ter tempo suficiente para liberar tamanha quantidade de energia negativa , e consequentemente ela acumula-se como gordura até que eles possam liberta-la.

Porque os gatos sempre caem em pé ?

Os gatos fazem parecer  fácil :  pulando ou caindo  de alguma estante alta ou qualquer móvel para pousar  graciosamente  na suas quatro patas.
Mas há  um esforço  felino  complicado que ocorre nessas quedas tão estilosas.
Quando um gato pula ou cai de um local alto , ele usa sua visão ou seu labirinto ( Sistema de equilíbrio localizado no ouvido interno ) para determinar o que é acima ou a baixo e então gira seu troco para que as patas fiquem para baixo. A sua traseira segue o movimento.

Porque não pode cortar o bigode do gato ?

Jamais deve-se tosar , aparar ou cortar os bigodes dos gatos , pois eles são fundamentais para o bem-estar, o equilíbrio a movimentação e a orientação do animal.
As vibrissas nome dado ao conjunto de 12 fios sensoriais espalhados entre os lados superiores bochechas , olhos e queixo , além de outros fios com uma movimentação independente são responsáveis pela autoestima dos felinos. O bigode , que faz parte do sistema sensorial , funciona como uma espécie de rodar , dando a noção exata de dimensão e de distância.

Quais são os tipos de raças  de  gatos ?

Existem atualmente  mais de 200 raças de gatos,distintas entre si pelo, tamanho,tipo e cor de pelagem , temperamento , entre outras características.

Essa pesquisa foi feita pelas alunas do 7º ano B : Yasmim , Vitória , Priscila e Daiane



Cachorros



Fases da vida de um cão

Período neo-natal: do nascimento até 12 dias de vida
É a fase em que o cachorrinho depende exclusivamente de sua mãe. Com esta idade ele não consegue controlar sozinho a temperatura de seu corpo, precisa de estimulação física para fazer xixi e cocô, e não vê ou ouve, mas já sente o cheiro da mãe.



Período de Transição: de 13 a 20 dias de vida
Nesta fase o filhote passa por diversas mudanças físicas. Os olhinhos abrem, ele começa a “engatinhar”, ele já pode ouvir, e, por volta do 20 dias já aparece o primeiro dentinho.



Período de Reconhecimento: de 21 a 28 dias de vida
Só agora ele começa a usar os seus sentidos de audição e visão. Ele pode reconhecer movimentos, e objetos. Ele precisa muito de sua mãe e irmãozinhos para se sentir seguro e, porque estas percepções sensoriais ocorrem de forma excepcionalmente abrupta, é muito importante que o ambiente em que ele vive seja calmo e estável.
Período de Socialização Canina: de 21 a 49 dias de vida
É quando o filhotinho aprende os comportamentos específicos que fazem dele um cachorro. Por isso é tão importante não tirar o filhote da ninhada antes de 7 semanas de vida. É durante este período que ele aprende noções de higiene, respeito à hierarquia, e a ser disciplinado. Com os irmãozinhos ele aprende o jogo “dominante x dominado”
Período de Socialização com Humanos: de 7 a 12 semanas de vida
Este é o melhor período para o filhote se juntar à sua nova família. Esta também é a melhor época para introduzi-lo às coisas que farão parte da sua vida. Por exemplo, automóveis, outros animais, crianças, idosos, sons, etc. Tudo aprendido nesta fase é permanente.
Primeiro Período do Medo: de 8 a 11 semanas de vida
Neste período qualquer experiência traumática, dolorosa ou assustadora vai ter um impacto mais duradouro do que em qualquer outra fase da vida do animal.
Período do “rebelde sem causa”: de 13 a 16 semanas de vida
É quando o pequeno meliante resolve testar toda a paciência dos seus donos. Ele vai tentar te morder, mesmo que pareça de brincadeira, dominar, e testar para ver quem será o lidar da matilha. Este é o melhor período para iniciar o treinamento de Obediência Básica para Filhotes.
Período das “Escapadas”: de 4 a 8 meses de vida
Se você ainda não ensinou ao seu filhote a vir quando chamado, este é o momento. Nesta idade ele desenvolve uma “surdez seletiva” que pode durar de poucos dias a várias semanas. É muito importante que os donos saibam como reagir nesta fase para evitar que seu cachorro se torne um eterno fujão.


Segundo Período do Medo: de 6 a 14 meses
É quando o cachorro começa a ficar relutante em se aproximar de coisas ou pessoas novas ou até mesmo já conhecidas. O mais importante é que os donos não forcem o cão nestas situações, e nem tentem consolá-los, deixando que ele resolva sozinho que não há motivo para ter medo. O treinamento de obediência nesta época ajuda a construir a auto-confiança do cachorro.

Maturidade: de 1 a 4 anos de vida (varia entre as raças)
Para a maioria das raças a maturidade (inclusive a sexual) ocorre entre 1,5 e 3 anos de idade, sendo que raças pequenas tendem a amadurecer mais cedo do que os cães gigantes.
Este período é normalmente marcado com um aumento na agressividade e um novo teste da autoridade do líder. O aumento da agressividade não é necessariamente uma coisa negativa. Muitos cães que eram excessivamente amistosos com estranhos passam a ser ótimos cães de guarda. Sem dúvida nenhuma, esta é uma ótima oportunidade para reforçar a liderança dos donos através de uma reciclagem no treinamento de Obediência Básica (agora para Cães Adultos).
Velhice: a partir de 7 anos
Vários cuidados especiais são necessários nessa fase da vida. É bom estar sempre preparado para dedicar atenção especial ao seu amigo.
Esta pesquisa foi feita pelas alunas: Jhenyffer, Adryelle, Fernanda, Desiree e Kalaine do 7ºanoB

Uma coruja se alimentando

https://www.youtube.com/watch?v=l0s8vxN0SIA

Bom eu achei que esse vídeo mostra  como as corujas se alimentam e essa coruja come ratos tipo: ratazana,camundongos,ratos de telhado e etc.Ela caça a sua própria comida, depois de comer todos, os  ratos,as corujas  tiram as bolas de pelo da ratazana,  a noite caça mais ratos. Os olhos capitam cada movimentos dos ratos elas pode girar a cabeça  ate 150 vezes quando quiser. 


Esta pesquisa foi feita pelo aluno kayo do 7ºano B






segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cobra Píton




Cobra píton


A cobra píton com certeza não é uma das maiores do mundo, mas assusta um pouco. Seu comprimento máximo é de 7 metros e 30 centímetros, o que pode ser da largura de uma estrada e 4 vezes maior que um humano alto. Alta, não? Mas não se preocupe porque será raríssimo ver uma cobra dessas por ai.
Cobra piton

Habitat da Cobra píton

Esta espécime de cobra vive mais comumente na Europa e África, sendo raramente encontrada no Brasil a menos que tenha sido trazida. Já foi encontrada em pequenas matas nacionais, mas são mesmo raras. Geralmente é encontrada no centro de florestas, na parte mais densa, próximas aos rios. Acompanha a correnteza em busca de alimentos.

Os hábitos da Cobra píton

Uma cobra que pode chegar a 150 quilos com certeza não come pouco. Seu peso máximo faz com que se alimente de animais de grande porte. Como ela se alimenta bastante, vai tirar um longo cochilo, um hábito interessante desta cobra. Toda vez que ela se alimenta passa cerca de cinco dias dormindo ou até mais, dependendo do porte do animal a ser digerido. Uma longa cesta, não?
Deve-se ter um pouco de medo do ninho de uma Cobra píton. Como as cobras não dão sinais claros de quando vão nascer, melhor ficar longe. Uma Cobra píton costuma colocar nada menos que 100 ovos por vez, todos com sucesso se um predador não os ingerir antes. Como é hábito das cobras, pode que ser a própria mãe para se nutrir acabe por se alimentar de alguns dos seus ovos.
Os hábitos da Cobra píton são totalmente noturnos. Ela costuma se alimentar de animais vivos preferencialmente, mas podem ser mortos também se for caso de necessidade. Pode passar até 3 meses sem se alimentar de novo sem qualquer prejuízo nutricional. Como os demais colegas de sua espécie, imobiliza a presa e a engole ainda viva para digerir o alimento em seu estômago e aproveitar o máximo de seus nutrientes.
Comentários dos pesquisadores
Nós gostamos de estudar a cobra, suas cores variadas e o seu peso que é de aproximadamente 150 quilos.O tamanho dela e de 7 metros e  30 centímetros!!!!!!
Bom é isso pessoal leia e comente você também.
#COMPARTILHE#
Essa pesquisa foi feita pelos (a) alunos (a):Cátia Vitória, Jéssica Lopes,Luiz Fernando,Priscila Rodrigues,do 7º ano A


Tipos de poluição:

Poluição do ar

A poluição do ar é resultado dos vários tipos e quantidades de poluentes que nele se encontram. É muito comum nas grandes cidades e afeta não só o homem, mas também as plantas e os animais. Os poluentes do ar são basicamente diferentes tipos de gases tóxicos e partículas sólidas. As principais fontes de poluição do ar são as indústrias, os motores dos carros e dos aviões e queima de lixo.

Poluição sonora


 A poluição sonora é aquela causada pelo excesso de ruídos como aqueles causados pelos carros, máquinas e etc. , bastante comuns nos grandes centros urbanos e aos quais o homem, de certa forma, acabou se acostumando (o que na signifique que não seja prejudicial). Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o limite máximo tolerável para a saúde humana é de 65dB. O efeito sobre a saúde humana dependerá, contudo, do nível de ruído e do tempo de exposição. Por exemplo uma pessoa que trabalhe 8 horas por dia, todos os dias, com ruídos do nível de 85dB, após dois anos, apresentará, com certeza, problemas auditivos causados pela poluição sonora. Uma forma de amenizar a poluição sonora é a utilização de equipamentos de segurança (fones de ouvido por exemplo) e a aplicação de tecnologias menos ruidosas ou que abafem os ruídos.

Poluição visual

Outra grande fonte de poluição, principalmente nos meios urbanos é a poluição visual. As imagens de outdoors, cartazes, e diversos outros meios de comunicação servem para transmitir informações, entretanto, o uso excessivo destes recursos pode ser considerado poluição. O tema “poluição visual” é algo ainda bastante novo e, talvez por isso, ainda muito controverso. De um lado, estão os que defendem que o excesso de propagandas e informações causa inúmeros problemas (como stress, desconforto visual, distração para os motoristas, etc.) e de outro estão aqueles que acreditam que isso tudo não passa de um “policiamento estético” do meio urbano.

Poluição do solo

 Todo resíduo que é despejado no solo sem cuidado algum (o que não é o caso de aterros sanitários, por exemplo) caracteriza um tipo de poluição. Os conhecidos “lixões”, locais para onde eram levados os resíduos produzidos em uma cidade, e que hoje em dia são ilegais, constituem uma fonte de poluição do solo assim como os agrotóxicos e defensivos agrícolas que, se usados indiscriminadamente podem provocar a contaminação do solo e, na ocorrência de chuva, dos corpos hídricos (quando a água da chuva arrasta para os rios e lençóis freáticos toda a poluição que estava no solo).


Poluição da água

 A poluição dos corpos hídricos (rios, lagos, etc.) é talvez a mais comum de todas as poluições. Durante toda a sua historia o homem sempre procurou locais próximos a cursos d’água para se estabelecer e acabou comprometendo a qualidade das águas ao lançar esgotos de indústrias, residências, e toda sorte de empreendimentos. Atualmente existem leis que proíbem este tipo de destinação para os esgotos, mas ainda são muitos os locais onde isso acontece devido, dentre outras coisas, à fiscalização deficiente. Outro agravante é que praticamente toda forma de poluição atmosférica e do solo acaba indo parar na água quando ocorrem as chuvas.

Essa pesquisa foi realizada pelos alunos
Antonio,Matheus e Vinicius do7ºanoB

Características físicas do Chupim


As aves desta espécie apresentam plumagem preta-azulada uniforme muito brilhante, que dependendo da iluminação fica totalmente preta, o que faz algumas pessoas confundirem com o pássaro preto. As penas na cabeça são estreitas e pontudas, o bico, também negro, e cônico e liso, com sulcos na base.
Quando adultos apresentam alturas que chegam aos 22 cm de comprimento.

Acasalamento do Chupim


    O Chupim se reproduz entre os meses de julho e dezembro. O casal de Chupim não constrói qualquer tipo de ninho, mesmo assim ela realiza um postura de 2 a 4 ovos, e normalmente ela coloca 1 em cada ninho. Estes ovos são incubados pela mãe adotiva por um período de 11 a 12 dias.

Essa pesquisa foi realizada pelos alunos do 7° ano B : Thais, Sthefany, Karollayny, Fernando & Hingryd.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014


Apresentação do Blog


Olá,
Este Blog tem o objetivo de publicar as pesquisas, curiosidades e descobertas dos alunos de ciências do ensino fundamental da escola estadual Lacy Lenski Lopes.

Sejam Todos bem vindos!

Um grande abraço!
Professor George Almeida